top of page
Buscar

A arte de Liderar

Por: Estevan Portela


ree

No meu último texto fiz uma pergunta: Você é feliz com sua profissão ?

Citei duas pessoas e profissões muito diferentes para contextualizar que ser feliz em sua profissão independe da sua atividade. Basta aplicar seu perfil e aptidão.

Quando se encontra a profissão onde se consegue aplicar na plenitude suas habilidades é certeza que esse profissional será diferenciado na sua função pois este a cada dia procurará se aperfeiçoar e dar o seu melhor.


Continuando nessa reflexão, a questão é : Liderança é uma aptidão ou pode ser desenvolvida ?

Observa-se que é um ato instintivo não se limitando aos seres humanos. Praticamente em todas as espécies que vivem em grupo, são escolhidos os líderes que definem as diretrizes daquele grupo.

Os líderes podem aparecer desde a brincadeira em um maternal, em casa, na comunidade, igreja, empresa, país e até os chamados líderes mundiais.

Na história da humanidade, constata-se que um dos motivos que permitiu que espécie humana se desenvolvesse e superasse as adversidades foi a convivência em grupos e através da união de forças e para isso ter uma liderança para a definição dos objetivos foi determinante.

Apesar de a liderança “estar no sangue”, muitos defendem que é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado.


Peter Drucker definia as funções básicas de um líder como:

1) definir objetivos;

2) organizar a equipe;

3) motivar e comunicar;

4) medir o desempenho; e

5) desenvolver as pessoas incluindo a sim mesmo.

As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, a capacidade de influenciar de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos estabelecidos.

Ao longo de minha carreira conheci alguns líderes. Entretanto me deparei mais com “chefes” do que líderes. Posso afirmar que há uma diferença muito grande entre os dois.


Talvez a maior diferença esteja em que um líder conquista sua liderança e não precisa impor sua autoridade. As pessoas seguem suas diretrizes espontaneamente e o enxergam como um mentor, alguém que será referência no processo de transmissão do conhecimento.

Um bom líder faz muita diferença no desempenho de suas equipes. Isso fica muito evidente em esportes coletivos. Muitas vezes a colocação de vários craques em um time não traz tanto resultado se não houver um técnico que consiga fazer com que eles atuem de forma organizada para os objetivos do time.

Por outro lado, existem muitos exemplos onde o time não tem nenhum craque, mas a entrada de um técnico que consegue potencializar o que há de melhor em cada atleta, faz com que esse time fique imbatível.

Nas empresas isso também acontece. Líderes que dão um novo rumo à uma empresa que estava passando dificuldades, e que com o seu “toque de alquimia” reverteu o cenário e colocou a empresa em uma nova rota de sucesso.


Um amigo sempre repete: ”O Brasil carece de líderes”. Concordo com ele, quando fazemos uma reflexão sobre alguns nomes da atualidade, observamos que não sobrou ninguém que cumpra os requisitos da definição acima, principalmente quando o requisito é ética. Tenho receio de citar algum nome hoje que no dia seguinte poderá aparecer em alguma gravação ou denúncia e me obrigar a mudar esse texto.

Para finalizar, gostaria de citar alguns líderes mundiais que já nos deixaram e portanto não terão sua história mudada, mas que durante sua passagem lideraram milhões de pessoas e deixaram seu legado até hoje: Mahatma Gandhi, Napoleão Bonaparte, Franklin Delano Roosevelt, Martin Luther King, Abraham Lincoln, Nelson Mandela, Winston Churchill e para não dizerem que não citei nenhum brasileiro, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), Princesa Isabel, Getúlio Vargas e Ayrton Sena .


Convido a todos a nos inspirar nessas pessoas e assim voltarmos a ter líderes que nos orgulhemos.


 
 
 

Comentários


bottom of page